Satélite capta fogo no Centro-Oeste em 22 de agosto deste ano ©Nasa
"Vide o caso do cerrado. O relatório indica que o bioma já perdeu metade de sua área. E que responde hoje, exatamente pelo desmatamento e as queimadas que o afligem, pelo mesmo volume de gases-estufa que a Amazônia, uma média anual de 350 milhões de toneladas de CO2, o principal gás do efeito estufa. Considerando que dois terços das emissões brasileiras são consequência justamente do desmatamento e das queimadas, colocando o país entre os maiores emissores do mundo, veja o tamanho do problema.
Esses dados do cerrado o IBGE revisitou a partir de levantamentos oficiais divulgados no ano passado. Novidade, portanto, seria que sendo o problema mapeado ele fosse combatido imediatamente de todas as formas possíveis. Infelizmente, não é o que vemos acontecer."
Site do Greenpeace
Em todo canto do planeta vemos a continuidade das atividades contribuintes para o aquecimento global. Seja na China, na Índia, nos EUA. Ninguém quer parar de se desenvolver, comprometer sua indústria e gastar dinheiro com tecnologias sustentáveis (que são "limpas", mas caras, em maioria). O objetivo é sempre o lucro lucro lucro. Até que ponto o egoísmo do homem chegará? Os desastres ambientais vão triplicar e os grandes chefes de Estado continuarão a adotar a politica "capital acima de tudo" ?
Esse fato é inaceitável, mas compreensível. Os gananciosos politicos do mundo inteiro simplesmente entendem apenas de dinheiro, competitividade e exploração. Explorar os limites e a capacidade das pessoas e da própria Terra. Estão longe de serem seres humanos evoluídos, com a mente voltada não apenas para o próprio umbigo, mas para o mundo, a paisagem que os cerca. Furacões, enchentes e incêndios não os alcançam, então tá tudo bem. O problema está sob controle, não é mesmo? Quando o mundo se acabar não haverá tempo para voltar atrás. Gente burra é assim, faz a merda e só se arrepende quando a situação é irremediável.
Como eu disse, esse fato é compreensível. Mas, e...e.....e as queimadas em território brasileiro? Quantos artificios tecnológicos o governo pode dispor para combater esse crime ambiental? A solução é do conhecimento de todos, mas está sob o poder de poucos!
"...sendo o problema mapeado ele fosse combatido imediatamente de todas as formas possíveis. Infelizmente, não é o que vemos acontecer."
Tá, fiscalizar é complicado, o território é imenso e demandaria capital e policiamento. Mas não justifica sermos um dos maiores emissores de gases estufa do mundo. Não estamos emitindo em favor de nossas fábricas nem dos motores dos nossos carros, o caso em questão é mais grave ainda, porque pode ser evitado com boa fé e comprometimento! É uma OBRIGAÇÃO evitarmos a emissão desses gases, e é uma vergonha que não façamos isso.
Porém, mais uma vez é uma questão de interesse.
Não se pode diminuir a atividade industrial para não comprometer a economia nacional, mas também não pode fiscalizar os crimes ambientais pq...bom, pra que fariam isso mesmo, né? O mundo, basicamente, continua o mesmo.... não vem vindo uma Era glacial por aí, então....pra que a pressa? Deixa pra se preocupar com isso depois.
MAIS GRAVE AINDA.
(Mais grave, pois não existe nada que justifique o descomprometimento das pessoas em face a tanta informação sobre o problema.)
Quando você vai à praia e vê tanto lixo na areia, não inspira um sentimento de indignação, não?
Quando você vê os peixes mortos à beira mar, não sente nem um pouquinho de culpa?
Quando você nasceu, sua mãe nunca lhe educou? Ou será que nunca ouviu a frase "NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO, IGNORANTE." ?
Custa ir à praia e juntar o lixo todo num saquinho para depois depositá-lo num local apropriado?
E a coleta do lixo...não é de hoje que se faz a separação entre papel, plástico e metal. Então colabore, procure separar o lixo da sua própria casa. A coleta seletiva do lixo não existe à toa. Seja um cidadão bem instruído, de consciencia limpa.
É incrível a ignorância das pessoas.
Quando elas entenderem que não estão sozinhas no mundo, quem sabe já não seja impossível reverter o problema que causaram.
Zelar por qualquer tipo de vida no planeta significa zelar pela sua própria! Se você nunca parou pra pensar nisso, fica a dica.
Nada de saquinho plástico! Eles poluem por demais o meio. Levar saquinhos de papelão!
ResponderExcluirusar os saquinhos já existentes não tem problema. O problema é serem fabricados outros.
ResponderExcluir