Olá amigos, inimigos, curiosos e conhecidos. Eu nunca quis fazer um blog pra falar de mim, no máximo fiz um onde postava minhas poesias. Porém, mudei de ideia. Aqui falarei um pouco dos meus sentimentos, da minha rotina, do que eu desejo e das atualidades. Meu maior objetivo é fazer um "relatório" da vida, refletindo em todos os sentidos. Não acredito que muitas pessoas apareçam por aqui. Na verdade, este blog está mais para um "desabafo" do que para uma tentativa de impor minha popularidade. Estejam à vontade. Beijocas!

quarta-feira, 9 de março de 2011

Ah, minha amada Bahia!



Tão linda, tão singular, tão energizante e encantadora!
E também tão incompreendida (ou invejada?)

Estava lendo uma reportagem no site da VEJA  (http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/no-carnaval-da-bahia-lucival-lamenta-falta-de-cultura-dos-bbbs) e, mais uma vez, fiquei indignada com o despeito alheio.

Falam da Bahia como se fosse um lugar de cultura inútil, sem valor. Falam do axé como se fosse um lixo musical. PENA, né? Se dizem tão intelectuais e não souberam compreender o espírito do carnaval de salvador. O axé não foi feito pra informar, pra ensinar algo, pra passar qualquer mensagem que não fosse a de ser feliz e alegre. A essência da nossa música é a dança e a alegria, é o CARNAVAL, é a festa! Creio que essas pessoas que tanto ridicularizam nossa música nunca souberam o que é se divertir de verdade, nunca souberam fazer festa, nem gostam de dançar.
Se tirassem essa venda preconceituosa dos olhos, enxergariam a essência do carnaval baiano, e dele só não poderia gostar quem realmente nao é feliz!

Há quem não goste do carnaval pelo empurra-empurra nas ruas, pelo aglomerado humano, ou mesmo por ser uma festa popular, na qual vai gente de todas as classes. Mas se filtrássemos tudo isso, deixando apenas o que significa o carnaval de verdade, não haveria impecílios para se divertir e curtir a folia. E só quem realmente não se importa com os pesares do carnaval pode desfrutar desse momento de rejuvenescimento e tão único!

Segue aqui o tão conhecido hino da nossa festa, da nossa gente, do qual eu me orgulho muito e me arrepio toda ao ouvir.
Abençoados sejam Armadinho e Moraes Moreira!

Ah! imagina só que loucura essa mistura
Alegria, alegria é o estado que chamamos Bahia
De Todos os Santos, encantos e Axé, sagrado e profano, o Baiano é carnaval
Do corredor da história, Vitória, Lapinha, Caminho de Areia
Pelas vias, pelas veias, escorre o sangue e o vinho, pelo mangue,Pelourinho
A pé ou de caminhão não pode faltar a fé, o carnaval vai passar
Da Sé ao Campo-Grande somos os Filhos de Gandhi, de Dodô e Osmar
Por isso chame, chame, chame, chame gente
Que a gente se completa enchendo de alegria a praça e o poeta
É um verdadeiro enxame, chame chame gente
Que a gente se completa enchendo de alegria a praça e o poeta
Ah!...a praça e o poeta.






Só quem se permite entrar nessa sintonia poderá entender do que estou falando.


;)






Nenhum comentário:

Postar um comentário