Olá amigos, inimigos, curiosos e conhecidos. Eu nunca quis fazer um blog pra falar de mim, no máximo fiz um onde postava minhas poesias. Porém, mudei de ideia. Aqui falarei um pouco dos meus sentimentos, da minha rotina, do que eu desejo e das atualidades. Meu maior objetivo é fazer um "relatório" da vida, refletindo em todos os sentidos. Não acredito que muitas pessoas apareçam por aqui. Na verdade, este blog está mais para um "desabafo" do que para uma tentativa de impor minha popularidade. Estejam à vontade. Beijocas!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Se você já sofreu por amor...

...você não é o único.





É uma coisa comum a qualquer ser humano, precisamos viver apegados a alguém, a solidão incomoda demais.
Não há mal nisso. Aliás, super saudável é voce trocar experiencias com uma pessoa que lhe acrescenta em algo, que te desperta o melhor, que traz novidade à tua vida. É saudavel você conhecer o outro, e ver esse outro te fazer conhecer a si mesma, é uma troca enriquecedora.
Amar devia ser algo saudavel mesmo. Mas a maioria das pessoas sofre porque ainda não estao preparadas para entender que o amor é livre, ele existe por existir, surge inexplicavelmente e não cobra nada. Mas não apenas isso, o amor entre duas pessoas requer respeito, sinceridade e consideração.Quando esses tres pilares são quebrados, o sentimento bom é ferido pelos flagelos do egoísmo e imaturidade humana. Porque é realmente dificil amar algo que lhe maltrata, sem que esse amor seja triste, sofrido. Mas mesmo assim a gente continua amando, seja porque mesmo que alguma coisa não funcione no presente, no passado ela foi motivo de alegrias e transformações, seja porque continuamos acreditando no melhor, e nas mudanças, e que o tempo traga as coisas boas novamente. 
E, se pensarmos, a vida é feita de momentos. E alguns deles são confusos e nos fazem ter atitudes nada apropriadas, que podemos nos arrepender no futuro. Por isso há o perdão, para aqueles que entendem que tudo é transitório e que arrependimento sincero vale sim, muita coisa.
É óbvio que tudo tem que ser nos seus conformes. Quando a essência da pessoa não é nada boa, não existe arrependimento que dê jeito.

Há aqueles que amam e perdoam sempre. Há aqueles cujo orgulho impede que olhemos o outro como um ser humano, digno de erros e acertos. Há aqueles que amam incondicionalmente.

Amar é um sentimento muito mais abrangente do que as pessoas estao acostumadas a apresentar. Pode-se sim, amar alguém independente do que acontece. O errado é viver em função desse amor, e impedir que outros amores apareçam. Amai, mas amai à distancia, guardando o sentimento longe da sua rotina, dos seus afazeres, dos seus outros relacionamentos. Um sentimento de verdade não morre, ele fica adormecido. E o amor se transforma sempre.

"Querida leitora, costumo comparar o amor a um vírus mutante. Ele pode surgir, se desenvolver, ficar incubado, desaparecer, voltar atenuado ou com toda a força e se alojar novamente, pode machucar por uns tempos ou ficar doendo para sempre… O amor está sempre se transformando. Ele é sempre surpreendente e cada experiência é singular, pessoal e intransferível. E assim sendo, nenhuma pode lhe servir de exemplo. Investigue, portanto, a natureza do seu vírus e em que estágio ele está…"

Palavras da personagem Marcela, da novela TiTiTi, rs. Admito que adoro a novela e que esta personagem, em especial, me toca mais. Gosto de ler o que ela escreve, e me identifico muito. Afinal, se ela é uma personagem, alguém escreveu por ela, e esse alguém tem suas experiências das quais pôde tirar cada toque de sabedoria.

Pois então, ame. Mas só deixe esse amor fazer parte da sua vida se este for merecedor da sua dedicação e do seu tempo. Se esse amor for por uma pessoa que lhe dê valor, lhe respeite, lhe tenha consideração. Se assim não for, guarde o sentimento. Ele pode morrer, ou ele pode viver pra sempre. O que não pode viver pra sempre é a dor, e a vida vai passando.... portanto, VIVA!


Não tenho vergonha de dizer o que eu sinto, nem tenho vergonha de amar. Me considero feliz por viver e sentir livremente, sem amarras nem medos. Choro, sofro, dissipo a dor e logo sigo em frente. E a cada passo que dou, mais forte eu fico. Mais ciente das atitudes que devo tomar, e mais preparada para as mancadas das pessoas ao meu redor, para as decepções e frustrações. O prejuízo jamais será meu, e sim daqueles que não souberam aproveitar as coisas boas que carrego dentro de mim.
Por isso, amo muito!! 

Palavras de um coração triste, decepcionado, mas otimista.
Coração de menina, sensível e sincero, intenso e verdadeiro.
Menina que tem que viver como se uma mulher fosse, e assim tem que ser...

5 comentários:

  1. O verdadeiro amor se esforça por amar mesmo não amado.
    E isso, gostemos ou não, implica em muita coisa rsrs

    A principal seria: se alegrar em ver a pessoa amada feliz.
    O problema é que isso também implica em várias outras coisas rsrs

    Por exemplo:
    Amá-la mesmo ela não amando você;
    Amá-la mesmo ela amando outra pessoa;
    Amá-la mesmo ela se relacionando com outra pessoa;
    Amá-la mesmo quando ela não pensa em você;
    Amá-la mesmo quando ela se diverte sem você;
    Amá-la mesmo quando ela quer ter você apenas como um amigo(a).
    E por aí vai...

    O ideal seria sempre termos o nosso amor correspondido.
    Mas, caso isso não ocorra, certamente não vamos ficar bitolados em um amor por alguém que ama outrem e tem outro relacionamento.
    Naturalmente vamos procurar ser felizes de outra forma, ou com outra pessoa que também nos ame.

    Mas no compromisso de ver a pessoa amada feliz, o verdadeiro amor sofre, mas não se magoa nem se ressente caso ela (ele) opte por ser feliz com outro alguém.

    Eu sei que falar isso é fácil rsrs
    E viver isso é como beber um cálice de ácido fervente!

    Mas, na intenção de viver o amor no seu conteúdo divino, e não o amor amesquinhado pelas paixões humanas, esse é o esforço a ser desenvolvido.

    Amar a pessoa e esperar vê-la feliz, mesmo não sendo conosco.

    Por isso, fico com essa belíssima passagem da 1ª epístola de Paulo de Tarso aos Coríntios:

    "O amor é paciente, é benigno; o amor não é invejoso.
    O amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
    Não se conduz inconvenientemente, não busca os seus interesses.
    Não se exaspera, não se ressente do mal.
    Não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade.

    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    O amor jamais acaba."

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço esse trecho aí, Bruninho. Concordo muito.

    Mas é bem isso que vc disse, eu procuro amar independente do que a outra pessoa sente, pq acho que esse amor é só meu, e tambem , justamente, porque eu procuro nao viver esse amor amesquinhado pelas paixoes humanas, quero viver longe do egoísmo, quero ter o que oferecer às pessoas, por isso eu amo. Busco um amor cada vez mais puro, menos exigente, menos doloroso. Pois acho que amar tá bem longe de sofrer.
    E penso que o ato de amar tá cada vez mais ligado às leis divinas.
    Mas, como vc disse, o dificil é viver isso. Mas não é impossivel. Tudo requer prática.

    "Naturalmente vamos procurar ser felizes de outra forma, ou com outra pessoa que também nos ame."
    Acho que isso, cedo ou tarde, sempre acontece. A vida nos dá tudo no momento certo, seja devolver um amor do passado, seja nos dar um novo grande amor da nossa vida.

    Cuide do seu jardim e decore a tua existencia, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores...

    Vamos cuidar muito bem então, né? rs

    Obrigada pelo comentário, vc sempre está por aqui... =) hehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    O amor jamais acaba."

    ResponderExcluir
  4. É mesmo.
    Fico feliz em saber que existe alguém que tentar pensar assim também.
    Me sinto menos de outro planeta hehe

    Essa frase que você falou do Shakespeare é memorável mesmo: "Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores."

    Junto com a epístola do Paulo de Tarso, é um dos meus pensamentos favoritos sobre o tema.

    Na verdade, eu descobri outra lindíssima recentemente.
    Estava lendo os diálogos socráticos escrito pelo Platão no livro 'O Banquete', que versa sobre o amor, e me arrepio até agora.
    É maior, mas vou colocar apenas a finalização do discurso do personagem feito durante o banquete:

    "Os deuses sancionam o esforço e a coragem nascidos do amor! Se verdadeiramente os deuses sabem apreciar a força que nasce do amor, mais admiram e recompensam se é o que ama que se sacrifica pelo que é amado.
    E a razão é esta: o que ama é, de certa maneira, mais divino que o objeto amado, pois possui em si a divindade. É possuído por um deus.
    Concluo, pois, que, de todos os deuses, o Amor é o mais antigo, o mais augusto de todos, o mais capaz de tornar o homem virtuoso e feliz durante a vida e após a morte."

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Você sempre tem algo maravilhoso a dizer, não é? hehehe

    "E a razão é esta: o que ama é, de certa maneira, mais divino que o objeto amado, pois possui em si a divindade. É possuído por um deus.
    Concluo, pois, que, de todos os deuses, o Amor é o mais antigo, o mais augusto de todos, o mais capaz de tornar o homem virtuoso e feliz durante a vida e após a morte."

    Traduz todo o meu texto.

    Vejo que temos muita ideia a trocar sobre essas coisas ;)

    ResponderExcluir